mae_babada

Sinto-me uma mãe babada AO QUADRADO, tragam-me um lenço...ou melhor, um lençol

Lilypie Baby Ticker
Lilypie Baby Ticker

quinta-feira, junho 30, 2005

"Tão gira de tó-tós"

escreveu a Motherblog...

e eu BABADISSIMMMAAAAA


Os nossos filhos são mesmo os nossos tesouros, que guardamos com tanto amor e protecção, para que nada lhes aconteça. E quando vejo reportagens sobre meninos que morreram, que sofrem maus tratos, com doenças incuráveis, fico com o coração apertadinho, agradecendo por ter uma filha tão linda e tão perfeitinha, pensando como é que alguém é capaz de fazer mal, já não digo aos próprios filhos, mas ás crianças em geral. Esses seres que precisam de tanto amor.

Por um mundo melhor.


quarta-feira, junho 29, 2005

Ontem a B. já veio, como sempre vinha, limpinha. Se eu não avisasse, nunca haveriam de sabê-lo, n'est-cepas!


Dormir de sapatos????

quem diria... a B. tem uma adoração por uns tais de "patos", e ontem a adoração foi tão grande, que queria dormir com as sandálias. Tentei com que ela tirasse essa ideia, que era hora de dormir, de fazer ó-ó. e a resposta foi:

- pato!! - pato!! - pato!! - pato!! - pato!! - pato!! - pato!! - pato!! - pato!!

Tirava-lhe os sapatos e deitava-a. Choramingava de chateada, mas ficava sossegadinha na cama. Ía-me embora.... passado 5m, lá ouvia um remexer, o som do velcro, e lá aparecia de «patos» calçados. e dizia: "pato..pato!"

Bom, o ritual de lhe tirar as sandálias e voltar a metê-la na cama foi repetido não sei quantas vezes. Até que me dei por vencida e deixei estar o raio das sandálias calçadas! O avançado da hora ditava a regra. (23.00h)


Sossegou, e acabou por adormecer.


terça-feira, junho 28, 2005

O infantário

Ontem chateei-me com o infantário da B.

Ontem a B. saiu do infantário, cheia de có-có. Não é a primeira vez, a semana passada o cenário foi idêntico. Apesar de ter colocado a dúvida que podia ter sido no trajecto para casa que a B. tinha feito a sua necessidade.

Pelos vistos, não deve ter sido, pois o cenário repetiu-se ontem.

Telefonema:

- È para avisar que há que ter mais cuidado.. sai cheia de có-có...

- ah!!! mas eles fazem a higiène depois do almoço, lavam as mãos, a boa e mudam todos a fralda, não têm culpa se a criança faz novamente!!!!

- Mas,se a criança vai embora, não há que verificar se ela está em condições???

- Mas garanto-lhe que eles fazem a higiène...por isso é que nós vamos acabar com o meio tempo, porque uns estão com sono, outros fazem a higiène, e temos de entregar uns porque os pais já estão à espera!!!

- Mas, eu não ponho em causa a competência do infantário, só peço mais atenção.

- A B. não vai passar para tempo inteiro e acabou-se!

Se a avó tem disponibilidade para ficar com ela da parte de tarde, além de pouco fazerem de tarde: sesta e pouco mais, ainda por cima a partir das 17.30 paga-se horas extraordinárias, acaba ser deitar dinheiro à rua. Até porque eu só podia ir buscá-la a partir das 18.30.. ou 19.ooh. Não há necessidade!

Dormir tb pode dormir em casa, e melhor porque é mais sossegado, lancha melhor...

Que chatice... querem é que ela passe para tempo inteiro, para não terem tanto trabalho. (?) Não dessem essa opção. A B. só foi para lá por ser perto de casa e por haver a opção de meio-tempo. O infantário é óptimo a nível de instalações, mas não é nada barato. Pago quase tanto como se fosse a tempo inteiro. Mas há coisas que me questionam:

- o facto do suplemento da manhã ser bolachas MAria?? ou fruta?? a B. nem sequer consegue mastigar a fruta, será que ela come mesmo ?? acho estranho. enfim.

Bom... vamos lá ver ... acredito que se trate duma situação pontual, mas argumentarem que é por causa dos meio tempos, que geram uma confusão....

acho pouco credível, até porque só acontece agora... acredito mais que seja distração do pessoal, que anda em substituição por causa das férias.


A situação é que a B. fica logo vermelha, assa-se com muita facilidade.


sexta-feira, junho 24, 2005

A ÁGUA

A água é um bem, natural, é um elemento fundamental à nossa existência.

Como tal, não será desprovido de sentido que seja uma obrigação, não só protegê-la, mas, também POUPÁ-LA!

CERTO???


alguns deverão estar a pensar: olha esta, descobriu a pólvora!

Pois é... ah pois é!!! .... ahhh e tal!!!... Pois é...


Mas, hoje fui ao mercado de Algés, e as peixeiras passam a manhã toda, pelo menos...desde as 07.00am... até... 13.00H? sei lá... COM As TORNEIRAs ABERTAs!

E não é só uma, nem duas peixeiras... pelo menos contabilizei 5. ... e não foi só hoje, porque costumo ir ao mercado e a cena é sempre a mesma.


E apesar da Câmara ter tido a preocupação de colocar aquelas torneiras que tem de se carregar no manípulo para sair a água, as Senhoras Peixeiras, arranjam um elástico para prender o manípulo, de forma a que este esteja sempre pressionado, e assim a água corre, corre... sem parar... e que desperdício... mesmo quando elas estão na converseta umas com as outras... a água continua a correr... e não é uma torneira, nem duas... nem três... que impressão me faz... já avisei uma, mas quem é que consegue mudar estes maus hábitos?

Que venham mais campanhas de sensibilização, não para as crianças, mas para os os adultos que precisam mais.

Quem quiser saber mais sobre a água, favor visitarem:

http://www.mundodaagua.com

FAÇAM ALGUMA COISA!


quarta-feira, junho 22, 2005

a teimosia

Quando se instala a Teimosia???

Quando se instala a falta de respeito?

Quando se instala a falta de educação?


SOCORRO-SOCORRO-SOCORRO


Se neste blog parece tudo um mar de rosas, enganam-se.

Não é fácil dar educação. Mas, quando decidimos ter um filho, ambos sabíamos que não seria fácil nos tempos de hoje. Mas, pensámos que as dores de cabeça surjiriam lá para os 8 anos. Enganam-se, mais uma vez. Ingénuos!

Uma pirralha de 2 anos, acabados de fazer. Já dá muita dor de cabeça. Por amor de Deus!


Assim, andei a pesquisar sobre signos. Nunca o tinha feito em relação à Beatriz. Mas, hoje despertou-me a curiosidade pelos últimos dias, em que a menina tem-se revelado cada vez mais teimosa, senhora do seu nariz, independente e «malhadiça» , em que uma palmada bem assente, não tem resultado nenhum, nem sequer lágrimas, voltando a fazer exactamente o mesmo. Com a segunda palmada, o resultado é diferente. Mas, como sou pouco adepta da violência, prefiro ir por outros caminhos.


Assim, temos a seguinte informação

"....Se o bebê nascer sob o signo de Gêmeos, prepare-se para aprender a voar! Ele parecerá Ter asas nos pés. Extremamente ativo, o geminiano típico odeia sentir-se preso e procura estímulos o tempo todo.
Todos os signos de "ar" (e Gêmeos é um deles) gostam de variedade. Por isso, quando ele começar a sentar e engatinhar, procure cercá-lo de brinquedos de diferentes tipos. Acredite, ele pode fazer duas coisas ao mesmo tempo e ainda é capaz de se concentrar! Amigável, esperta e curiosa, a criança geminiana adora se comunicar e tem muitos amigos.
Não fique surpresa se for ambidestra, (a Beatriz utiliza tanto a mão esquerda como a direita) porque entre todos os signos, este é o que tem mais habilidade com as mãos, vai adorar tocar instrumentos musicais. Muito viva e cheia de imaginação, a criança geminiana tem tendência a viver entre a fantasia e a realidade.
Ajude-a a encarar a verdade, evitando sua tendência para fantasiar. Como é pouco persistente e impaciente, vai ser difícil ela ouvir alguma coisa sem interromper.."


Mas é tão doce.


terça-feira, junho 21, 2005

humm tá papá???

A Beatriz começou a juntar palavras. Não é só de agora, mas agora é com mais frequência e sentido e com mais diversidade de assuntos.

Até agora era:

- «o peche óó» (o peixe faz ó-ó)
- «abão ! num tá...óó» (não há avião porque está a fazer ó-ó)

Embora faça diálogos (que ninguém percebe), normalmente, as suas frases não são mais do que duas palavras com sentido. Foi uma evolução repentina. Um salto. De repente começa-se a notar as diferenças no domínio das palavras.

Agora, temos:

- «hum tá papá?»
- «È MINHA! / È mê!» (meu)

- «pó-pó gande!» (camião)


Entretanto, a palavra que ela adora é... imaginem... porque será...

- «úuu------aaaaaa!»

RUA! SÓ QUER ESTAR NA RUA, fica ao pé da porta e está sempre a dizer úu-a. Isto é que vai ser, começas cedo... reconheço que nós é que somos os responsáveis, pois desde cedo te demos ar livre, com passeios campestres, com jardins e animaizinhos. Poucos centros comerciais, e só porque as compras assim o obrigam.


quinta-feira, junho 16, 2005

Parabens Beatriz,

Pela primeira vez, hoje, foste para o infantário sem fralda. E portaste-te muito bem.

Não podia esperar outra coisa, já que há mais de 3 semanas treinamos todos os dias um bocadinho, e sempre te portaste bem. Estou BABADISSIMA


quarta-feira, junho 15, 2005

problemas

Se olhármos para o lado, pensamos que, realmente, há problemas bem mais graves e tristes. Nem seuqer tem comparação!

No entanto, apesar de pensar que poderá ser uma coisa insignificante, não deixa de me causar preocupação, ansiedade.

Estrabismo... Estrabismo parcial... não sabe... agora fez... agora já não fez... muito precoce!!!.. vê bem?...

Então, mas se eu pago as consultas à pediatra, e não é tão barato quanto isso, porque é que ela não me alertou para o caso? tinha o dever.

Bom, se calhar para não me deixar tão preocupada.

Por vias das dúvidas, amanhã vou falar com um médico oftalmologista.


terça-feira, junho 14, 2005

Este ano a Beatriz revelou detestar piscina.

Já o ano passado, a sua atitude perante a dita tinha sido negativa. Este fim-de-semana confirmou-se. Gosta de brincar com a água, mas definitivamente precisa de ter os pés acentes no chão. Senão não gosta!


Mas o fim de semana foi tão bommmmmm.


sexta-feira, junho 03, 2005

nova fase

A Beatriz vai passando fases, estimula-mo-la para que se sinta independente, para que cresça sem medos, confiante, segura de si.

Reverso da medalha???

- «a ti-tiz!»- «a ti-tiz!»- «a ti-tiz!»- «a ti-tiz!»- «a ti-tiz!» - diz a Beatriz, sacudindo a nossa mão, que a tenta agarrar, proteger.

Assim, a «a ti-tiz!» :

- anda no baloiço sózinha ( e eu com o coração nas mãos, pois tenho medo que caia, o caricato da situação é que ela reclama e aponta para os outros meninos que também andam sózinhos, como quem diz... se eles andam, eu também ando, não é para estares atrás de mim, deixa-me!)
- no escorrega é sózinha, e o escorrega dos pequeninos não lhe agrada, quer o escorrega em espiral, altissimo...para miúdos de 4/6anos
- desce as escadas alone, e agora percebeu que descer com os 2 pés, ao mesmo tempo é mais divertido, mas aí ainda tem de ser com ajuda.
- sobe alone
- corre nas descidas, e eu com medo que se espalhe ao comprido
- come sózinha
- bebe água sózinha
- lava a cara, as mãos, lava os dentes
- tira as meias, ainda com dificuldade, casacos com fechos não param nela...
- pede para fazer có-có no bacio, o xi-xi, não tanto, mas está no bom caminho
- biberon «a ti-tiz» segura

enfim, a «a ti-tiz!» faz!



Decididamente, o meu coração ainda vai ter de aguentar muito.


quinta-feira, junho 02, 2005

Depois de casa arrombada...

Pois é... o velho ditado tem sempre razão.

04.00h - ouviu-se um grande estrondo...

saltei da cama, «depressa... depressa.. a Beatriz caiu»

o H. saltou da cama, e fomos a correr para o quarto da Beatriz, lá estava ela, deitada no chão, de barriga para baixo. A Beatriz tinha caído da cama.

Muito choro, muito mimo, leitinho para acalmar, até sossegar. Dormiu o resto da noite connosco. Coitadinha.

Hoje tinha a cara vermelha.


Este fds tenho de comprar a rede... para não voltar a repetir a graça, graça que de graça não tem nada!

O mais incrível é que quando saltei da cama a correr, estava a sonhar, sonhava que a Beatriz e eu estávamos numa varanda, e que eu, sentada, me levantava repetinamente para ir em socorro dela. Que estranho...

Terei sonhado antes de acontecer ou depois....


quarta-feira, junho 01, 2005

è engraçado... com pouco tempo livre, acabei por escrever , em papel, um post sobre a festa de anos da Beatriz no infantário. Só hoje tive tempo de o colocar aqui, mas para mim já não faz sentido. Toda a emoção que senti em estar presente naquela festinha de anos foi tão grande que, passados uns dias, já não faz sentido escrevê-la.

Sou assim... impulssiva... para mim as coisas fazem sentido no momento em que as escrevo, não passado horas, ou dias. Talvez por isso, um erro ortográfico, uma sintaxe mal construída, acabe por ser, não um defeito, mas uma característica.

Também não se diz por aí que Saramago tem parágrafos enormes, sem uma única virgula, que escreve mal... etc etc... no entanto, nele deixa de ser uma crítica destrutiva, para ser uma característica do autor. OK, assim seja, e o memso aplica-se a mim.

Quanto à festa da Beatriz no infantário, consegui a magnífica proeza de estar presente, graças ao avô , claro!.. que me deu uma boleia, e sem a qual não conseguia estar presente. A Beatriz adorou.

Agora, andamos as duas a fazer aulas de dicção. Estou a tentar melhorar a sua dicção, pois parece uma autentica chinesa a falar. Já tive um mérito, consegui com que ela dissesse «ti-A», em vez de «ti».

A beatriz também está toda empenhada em crescer, adora fazer xi-xi e có-có no bacio, claro que não é sempre, mas estamos indo devagarinho. A propósito, no Domingo, pediu có-có em pleno almoço de baptizado, esteve a manhã toda sem fazer, e não fazia na fralda, até que consegui encontrar uma casa-de-banho que a socorresse.

Esta situação é muito chata, o que vale é que consigo pegar-lhe ao colo, pois a higiéne dos wc's publicos deixa muito a desejar, e não dá jeito nenhum andar com bacio atrás.

alguém já passou por esta experiência do deixa fraldas? como terá sido com vocês?
quero saber.



diversos >
JúlioMachadoVaz